Uma aplicação capaz de identificar e contar colónias de bactérias através de uma fotografia (tirada ou carregada). Tem como objetivo principal facilitar aulas laboratoriais de vários cursos no IST.
O GreenThumb é um sistema de rega aeropónica com IoT em desenvolvimento contínuo, permitindo o controlo à distância de uma plantação vertical para ambientes urbanos. Devido à sua relevância foi finalista do prémio Vodafone para a UC de Redes Móveis e IoT.
O HSMentor é uma aplicação móvel criada para apoiar os estudantes do Técnico no seu dia a dia. O objetivo da app é fornecer recursos, orientações e ferramentas para ajudar os alunos a gerirem de forma mais eficiente a sua vida académica.
Um mini robô capaz de se movimentar pelo chão, idealmente que evolua para movimentação autónoma.
Sistema de Tesouraria da HackerSchool, capaz de registar transações e recibos/faturas feitos ao longo do ano, bem como avisar eventos fiscais importantes para completar.
A melhoria da infraestrutura é decisiva para os sucessos da HackerSchool. Este 'meta projecto' é composto por várias componentes Hardware-Software que visam a melhoria do espaço de trabalho. Sensores, embebidos, improviso e 'Redneck Engineering' é connosco!
Tabuleiro de xadrez inteligente feito com sensores de hall, validação de jogadas e relógio de jogo. Capaz de guardar estados de jogos para os retomar mais tarde. Como extra o objectivo seria ter um sistema de ranking.
Assistente de voz com tecnologia de IA utilizando o Llama3 e com reconhecimento avançado de comandos, para Android, Linux e Windows. A versão mk-II contará com uma interface física baseada num CRT para auxiliar durante as hackertarefas.
O projeto Free Libre and Open Source 3D Printer tem como objectivo o reparo e upgrade de uma impressora 3D HelloBEEPrusa e a libertação de uma impressora proprietária Cetus3. Realizado 100% de acordo com as diretivas do Manifesto GNU, promovendo o Hardware e Software livre!
Reestruturação e melhoramento geral do website que vês perante ti! O objetivo é tornar o website mais dinâmico e agradável visualmente, adicionando ao mesmo tempo capacidade móvel e capacidade adaptativa.
A aplicação trata-se de um projeto de dissertação realizado no âmbito do Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas, da Faculdade de Belas-Artes da ULisboa, pela aluna, e designer da Companhia de Teatro de Almada, Nicole Alves. Tem como objetivo dar ao público em geral informações sobre o festival de Almada.
Arquimedia é uma plataforma web que visa ajudar os estudantes de ensino secundário e superior, gerando exames modelo ao perfil de cada utilizador e dando feedback do seu progresso e preparação.
Um projeto em parceria com o BEST, cujo objectivo é modelar e imprimir em 3D o logo do núcleo, integrando um circuito de leds RBG, capaz de formar gradientes, efeitos luminosos e diferentes padrões.
Dispositivo para proceder à separação e contagem de moedas. A caixa envolvente (também responsável pela compartimentação) é impressa a 3D, inclui sensores para cada tipo de moeda e ainda um LCD para apresentar a informação obtida; tudo coordenado por um Arduino.
Braço robótico capaz de reproduzir desenhos feitos no momento quer por um tablet ou pela câmara!
A aplicação central da HS onde os membros podem encontrar novidades, anúncios, contactos e informação sobre os projetos, tudo exclusivamente do núcleo. A ideia é para ser um centro auxiliar de informação do núcleo.
Consiste no desenvolvimento de uma coletânea de jogos desenvolvidos em Unity que permita expansões futuras. Atualmente programamos em C# e utilizamos o programa Aseprite para criar pixel art. A nossa primeira criação encontra-se em fase final de desenvolvimento: 'Floppy Disk', uma adaptação do famoso jogo 'Flappy Bird'.
Criação de uma base dados do núcleo gerida a partir do website criado para o mesmo efeito e onde serão guardada informação relativamente aos estados de material ou ferramentas do núcleo.
Uma mesa smart tátil que funciona com base na tecnologia de “light triangulation” e concebida de modo a facilitar a gestão de tarefas do utilizador através de aplicações desenvolvidas para esse fim (e.g. verificar o calendário, tirar notas, etc..), e garantindo ao mesmo tempo uma interface natural, adaptável e fácil de usar.
Um smartwatch feito de raiz, que tem como capacidades, com a ajuda de uma app Android própria, de mostrar as notificações das redes sociais mais usadas, indicar quando é recebida ou perdida uma chamada, cronometrar o tempo, criar alarmes e mostrar a meteorologia dos 6 dias seguintes.
O projeto tem como objetivo construir e programar uma cabeça robótica que consiga imitar expressões humanas através de reconhecimento facial.
Aplicação web desenvolvida para controlar e disponibilizar em tempo real a informação relativa à lotação dos computadores do Laboratório de Engenharia Mecânica.
O MIDI Keyboard consiste em re-habilitar pianos velhos ou com poucas funções em pianos midi, capazes de se conectarem a um computador e serem controlados através de um DAW.
O projeto consiste na construção de um exosqueleto humano para o braço que o movimenta através de energia elétrica, aumentando assim a "força" de quem o usa, e só cansa a bateria!
O c-trino é uma placa de expansão para o Arduino, compatível com qualquer dispositivo que tenha capacidade de I²C (como o Raspberry Pi ou um PC).
O HES é um controlador de jogos para computador inspirado no clássico comando da NES, desenhado completamente de raíz pela HackerSchool para servir de tema comum aos 6 workshops do 2º semestre de 2015/2016.
Este projecto pretendeu transformar uma fonte de alimentação de um PC numa fonte de alimentação de bancada.
A torre de LEDs é uma estrutura cilíndrica feita de cobre. É constituída por 8 colunas cada uma com 16 LEDs RGB, ou seja é possível fazer qualquer cor com cada um, pelo que a torre se torna num espectáculo colorido.